segunda-feira ,22 setembro 2025
Home / Geral / Prefeitura de Guaíba realiza limpeza na Ilha das Pedras Brancas

Prefeitura de Guaíba realiza limpeza na Ilha das Pedras Brancas

Marco turístico e histórico do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil, a Ilha das Pedras Brancas retorna ao foco de toda a sociedade. Após acordo firmado em 2006, a ilha passou a pertencer ao território guaibense, mas continuou sendo interesse de toda a região metropolitana.
Diversos passeios e atividades de ecologia e escotismo continuaram acontecendo no local. Por conta destas atividades, a Prefeitura Municipal de Guaíba assumiu o compromisso de realizar a limpeza e manutenção do local, garantindo a segurança para quem deseja conhecer a ilha.
O Prefeito Marcelo Maranata falou sobre o trabalho que as equipes da Prefeitura estão desenvolvendo:
“Todo o trabalho é justamente para oportunizar para as pessoas que estão indo lá e que querem ir conhecer. Primeiro é necessário um ambiente seguro, um ambiente limpo e conduzindo e marcando as três trilhas que existem lá dentro, contando um pouco da história e ao mesmo tempo dando as placas de indicação.
Agora, neste primeiro momento, tudo o que foi feito com a autorização do IPHAE e com a nossa equipe do meio ambiente, tem sido acompanhado pelos nossos engenheiros, que ganhou uma limpeza que tem que ser periódica já que o rio sobe e desce e isso acumula resíduos da região metropolitana.
Pelo menos uma vez por mês estaremos lá realizando essa manutenção básica. No futuro temos um projeto de revitalização completa, que vai depender da autorização do IPHAE e do apoio dos empreendedores que tem interesse no potencial turístico da ilha e de Guaíba.”
Além da população, que ganha a oportunidade de conhecer o local com mais tranquilidade, barqueiros e comerciantes interessados no turismo também veem vantagem no cuidado com a ilha:
A ilha tem um potencial enorme, e agora está começando esse movimento pra se aproximar da população. A gente sempre faz esses passeios, passando nas duas cidades e tem que começar a fazer algum movimento, seja limpando, arrumando, pro pessoal poder vir aqui – afirmou o barqueiro Alexandre Hartman, que faz passeios turísticos vindos da capital.
A Ilha, terá os resíduos recolhidos, além de manutenções recorrentes ao longo do ano para garantir a conservação do ambiente e a segurança dos turistas.

Você pode Gostar de:

Empresa confirma 9 mortes em explosão de fábrica no Paraná

A empresa Enaex Brasil informou na noite desta terça-feira (12) que nove funcionários morreram durante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No Banner to display