segunda-feira ,22 setembro 2025
Home / Geral / Prefeitura de Guaíba realiza atividades de prevenção e conscientização no mês que aborda saúde mental

Prefeitura de Guaíba realiza atividades de prevenção e conscientização no mês que aborda saúde mental

“A vida pede equilíbrio” é o tema deste ano da campanha Janeiro Branco, um movimento dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. Neste ano, novamente a Secretaria de Saúde participa da campanha, promovendo ações de reflexão e sensibilização que acontecerão entre os dias 17 a 26 de janeiro, com atividades gratuitas e abertas a toda rede de saúde, assistência social, pacientes e comunidade.
Na tarde desta quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde em parceria com os CAPS AD, IJ E VIVER, promoveram o ‘’Janeiro Branco na Beira’’, na Praça da Maçã, realizando atividades artísticas, músicas e lúdicas, práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) e oficinas de arte, pilates e movimentos de cura.
A Secretária Municipal de Saúde, Eliane Ribeiro, destacou a importância das atividades alusivas ao Janeiro Branco. “É um momento para apresentarmos as técnicas e os motivos que nós temos para trabalhar a saúde mental da população. Ações como essa, mostram que o nosso sistema de saúde vem se fortalecendo, se colocando à disposição da população para prestar o auxílio e tratamentos necessários’’, afirmou a secretária.
Atualmente, a cidade de Guaíba dispõe de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo o CAPS IJ para crianças e adolescentes com grave sofrimento psíquico, o CAPS AD especializado em transtornos pelo uso de álcool e o CAPS VIVER destinado a acolher os pacientes com transtornos mentais. Para realizar a consulta em uma das unidades, não é necessário agendamento, basta comparecer no local.
A prefeita em exercício Claudinha Jardim também participou da ação e destacou a importância de eventos como esse. “Quando tratamos de saúde mental estamos tratando de prevenção e promoção da saúde. O Janeiro Branco vem justamente para fazer com que as pessoas repensem os seus hábitos e busquem refazer as suas rotinas. Hoje envolvemos a comunidade e os colaboradores da área da saúde com o objetivo de ajudar nessa construção de uma nova forma de ver a vida’’, destacou Claudinha Jardim.
Confira os endereços e telefones dos CAPS:
CAPS Viver – R. Rio Grande do Sul, 144 – Chácara das Paineiras | Telefone: (51) 3480-7039
CAPS AD – R. Dr. José Montaury, 661 – Centro | Telefone: (51) 3480-7041
CAPS IJ – Rua Dr. Otávio Rocha, 133 – Parque 35 | Telefone: (51) 3480-7046

Você pode Gostar de:

Empresa confirma 9 mortes em explosão de fábrica no Paraná

A empresa Enaex Brasil informou na noite desta terça-feira (12) que nove funcionários morreram durante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No Banner to display