segunda-feira ,22 setembro 2025
Home / Geral / Novo sistema informatizado da Central de Transplantes entra em operação

Novo sistema informatizado da Central de Transplantes entra em operação

Entrou em operação neste mês Gedott (sigla para Gerenciamento de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplantes), software desenvolvido a partir de uma iniciativa da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo integrar equipes e processos de doação de órgãos e tecidos em um sistema 100% digital. 


“É um marco extremamente importante para nós, pois estamos inaugurando um sistema informatizado e integrado com as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott)”, comemorou a Chefe da Divisão de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Sandra Coccaro 
 

“O Gedott traz o processo desenvolvido no RS para a era do prontuário eletrônico, garantindo a segurança da informação e proporcionando que todas as etapas sejam feitas de forma digital, desde a notificação do potencial doador, passando pela distribuição de órgãos e o contato com as famílias no pós-doação. Isso garante que todas as etapas do processo sejam feitas em tempo ideal”, explica o chefe da divisão de Regulação Hospitalar do Estado do Rio Grande do Sul, Rogério Caruso. O aplicativo traz módulos para as equipes que realizam a notificação, a regulação e a comunicação com equipes transplantadoras, que farão a seleção órgãos captados e dos receptores dentro da lista única do Sistema Nacional de Transplantes.  

 
Gedott é idealizado desde 2017, quando foi feita a descrição de todo fluxo de doação de órgãos e tecidos e foi desenhado o esqueleto norteador do sistema. Em 2021, foi realizada a licitação com uma empresa desenvolvedora de software, a Paipe Tecnologia e Inovação, que atuou em conjunto com a Central de Transplantes, culminando na efetivação do software. Agora, todo o processo passa a ser feito dentro do aplicativo, possibilitando também um acompanhando estatístico e o planejamento futuro. 

Você pode Gostar de:

Empresa confirma 9 mortes em explosão de fábrica no Paraná

A empresa Enaex Brasil informou na noite desta terça-feira (12) que nove funcionários morreram durante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No Banner to display