A Secretaria da Saúde (SES) estará presente no 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), oferecendo painéis, oficinas, rodas de conversa, além de totens no espaço de apoio à gestão.
A titular da SES, Arita Bergmann, representando o governador Eduardo Leite, participou da mesa de abertura do evento, que deve reunir cerca de duas mil pessoas na Expogramado e que contará com a presença de secretários municipais de saúde, técnicos, gestores, profissionais e pesquisadores da área da saúde.
“É uma oportunidade de mostrar aos gestores municipais os programas e as políticas públicas que temos executado no Governo do Estado, com o propósito de somar forças aos municípios para promoção da saúde da população”, ressaltou a secretária Arita Bergmann. Uma das iniciativas destacadas pela secretária foi o SUS Gaúcho, que visa melhorar a gestão, financiamento e oferta de serviços de saúde no Rio Grande do Sul dentro do contexto do SUS.
Já o presidente do Cosems, Régis Alves, destacou que a relevância do congresso pode ser demonstrada pelo fato de que ele já estar em sua trigésima quarta edição. “É um evento de suma importância para que os gestores possam trocar experiências e conhecer cada vez mais as políticas do SUS. Ele também traz propostas para que possamos rever, modificar e aperfeiçoar aas políticas públicas com base naquilo que ocorre nos municípios”, afirmou.
“Temos um evento representativo da força e da mobilização dos gestores municipais da saúde no Rio Grande do Sul “, ressaltou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, que também esteve presente na abertura do 34º Congresso do Cosems.
34º Congresso do Cosems/RS
O 34º Congresso do Cosems/RS será uma edição especialmente simbólica. Após a maior tragédia meteorológica da história do Estado, o evento pretende ser um espaço de reencontro, reconstrução e renovação de propósitos. Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói – Novos Caminhos para um Rio Grande que refloresce!”, o congresso homenageia a força dos territórios, a resiliência dos gestores municipais e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) em contextos de crise.
A programação abordará estratégias de reorganização das redes de atenção à saúde, experiências de enfrentamento às emergências, práticas de cuidado centradas nas pessoas e inovações na gestão pública. O congresso reafirma o protagonismo das gestões municipais como força vital na construção de políticas públicas efetivas e no fortalecimento do SUS.
Cronograma da participação da SES
A SES estará presente nos três dias de evento, tanto em espaços organizados pela própria secretaria quanto em atividades organizadas por outras instituições. Técnicos da SES também estarão em dois totens no espaço de apoio à gestão: um sobre atenção básica e outro sobre regulação em saúde.
Quarta-feira (6/8)
18h às 20h
Mesa de abertura com a participação da secretária Arita Bergmann (representando o governador Eduardo Leite)
Quinta-feira (7/8)
8h30 às 9h45
Painel: O SUS Gaúcho, no Auditório Hortência 2
8h30 às 10h15
Painel: Planejamento para enfrentamento aos desastres climáticos, na Sala Azaleia
10h às 12h
Painel: Atenção à Saúde Materna, Paterna e Infantil – enfoque na Rede Alyne, SERMulher e PIM, no Auditório Araucária
10h30 às 12h
Painel: Regionalização da Saúde: desafios e perspectivas, na Sala Azaleia
15h15 às 17h
Painel: Desafios para organizar a rede de atenção a saúde e ampliar o acesso da atenção especializada – PMAE/Programa agora tem especialistas, na Sala Azaleia
16h10 às 17h
Roda de Conversa: Caminhos de cuidados: práticas integrativas e equidade em saúde nos territórios da diversidade, na Sala Plátano
Sexta-feira (8/8)
8h45 às 9h45
Painel: Manejo das arboviroses e Programa Qualifica Vigilância RS, no Auditório Hortência 2
9h40 às 10h40
Oficina: Programa Estratégicos: Saúde 60+ e TEAcolhe
Sala Silenciosa 3
9h45 às 10h45
Painel: Construção dos planos macro: Planejamento Regional Integrado, no Auditório Hortência 2
10h50 às 12h
Oficina: Pactuação de Indicadores, na Sala Silenciosa 3
13h30 às 15h
Painel: Os avanços do processo regulatório no RS, no Auditório Hortência 2
14h – 14h30
Oficina: Qualificação de notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho, na Sala Silenciosa 3