sexta-feira ,4 julho 2025
Home / Geral / Governador anuncia recurso ao TCE para destravar obra de contenção de cheias em Eldorado do Sul

Governador anuncia recurso ao TCE para destravar obra de contenção de cheias em Eldorado do Sul

O governador Eduardo Leite anunciou nesta segunda-feira (30/6), em visita a Eldorado do Sul, que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) protocolará ainda hoje recurso ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para reverter a decisão cautelar do conselheiro Estilac Xavier que suspendeu o processo de contratação da empresa responsável pela atualização do anteprojeto das obras do sistema de contenção de cheias no município.

O comunicado foi feito após reunião com a prefeita Juliana Carvalho e representantes da administração municipal. O encontro tratou das providências para garantir a retomada do processo licitatório, considerado fundamental para a segurança da cidade, uma das mais atingidas pelas enchentes de maio de 2024, que alagaram mais de 90% do seu território.

A licitação estava em fase final, com a empresa Hidrostudio já declarada vencedora, quando a decisão do conselheiro suspendeu o andamento com base na modalidade adotada — técnica e preço, em vez de apenas menor preço. O critério, no entanto, constava no edital desde o início e foi escolhido justamente para garantir qualidade técnica e mais agilidade à contratação.

“A população das áreas mais afetadas tem a expectativa de ver essa obra sair do papel o quanto antes. Cada dia perdido nesse cronograma custa muito para Eldorado. Por isso, lamentamos profundamente essa decisão, que afeta diretamente a vida das pessoas. Estamos protocolando o recurso ainda hoje para reverter essa medida e avançar na atualização do anteprojeto do sistema de proteção da cidade”, afirmou Leite.

Foto mostra uma sala de controle, onde várias pessoas, incluindo Leite, usam uniformes com jaquetas laranja e azul e estão focadas em monitores. Leite aponta para uma grande tela na parede que exibe várias câmeras e opções de controle.
Governador destacou que população das áreas mais afetadas espera realização da obra o mais brevemente possível – Foto: Maurício Tonetto/Secom

A prefeita Juliana Carvalho destacou a importância do apoio do Estado e a urgência da retomada do processo. “O governador está sempre atento a Eldorado. Já podemos comemorar também uma boa notícia: a expectativa era de que a atualização do anteprojeto levasse seis meses, mas com a empresa já definida e pronta para começar, esse prazo pode cair para quatro. Isso encurta o caminho para que possamos licitar ainda neste ano o projeto executivo e a execução de obra pela vida da nossa cidade”, disse a prefeita.

O sistema de proteção de Eldorado do Sul está entre os projetos prioritários contemplados pelo Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos (Firece), que reúne R$ 6,5 bilhões da União, sob gestão compartilhada com o Estado do Rio Grande do Sul. O fundo foi criado para financiar intervenções estruturais de controle de cheias em áreas de alta vulnerabilidade.

Entre os projetos previstos no Firece, os mais avançados são o do Jacuí (Eldorado do Sul), suspenso na fase de contratação para revisão do anteprojeto, e o do Arroio Feijó (Porto Alegre/Alvorada), cujo edital para atualização do anteprojeto está prestes a ser publicado. Os sistemas dos rios Sinos e Gravataí estão com os estudos de impacto ambiental (EIA/Rima) em análise pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O termo de referência para o sistema do rio Caí está em fase de elaboração, enquanto o do Taquari-Antas já foi finalizado, com a definição dos produtos a serem executados.

Com os anteprojetos atualizados, será possível avançar para a contratação dos projetos executivos e, na sequência, das obras. Todo o processo é acompanhado pelo Comitê Científico do Plano Rio Grande, formado por pesquisadores e especialistas que atuam na qualificação das ações estruturais voltadas à prevenção de desastres climáticos no Estado.

Você pode Gostar de:

Pai é condenado a 22 anos de prisão por estuprar filha de nove anos

Após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Justiça condenou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No Banner to display