segunda-feira ,22 setembro 2025
Home / Geral / Estado assina cessão onerosa de área para a Aeromot estudar viabilidade para construir fábrica de aeronaves em Guaíba

Estado assina cessão onerosa de área para a Aeromot estudar viabilidade para construir fábrica de aeronaves em Guaíba

O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (22/9), a cedência de uma área de 250 hectares, em Guaíba, para a Aeromot. O termo de cessão de uso oneroso prevê que a empresa pague ao Estado, mensalmente, o valor correspondente à reserva da área pelo período de 12 meses, para que a Aeromot realize estudos técnicos de viabilidade de instalação de um centro tecnológico, a construção de uma pista de pouso e uma planta industrial para a fabricação de aeronaves, peças e componentes.

A iniciativa é inédita no Rio Grande do Sul, por ser a primeira vez em que o Estado cederá um espaço para uma empresa fazer estudos prévios no local. A medida faz parte do empenho do governo gaúcho em desburocratizar processos e fortalecer ainda mais a atração de investimentos e empresas para o Estado.

Durante o ato de assinatura da cessão, que ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, o governador Ranolfo Vieira Júnior falou sobre o desenvolvimento econômico e social que a concretização do projeto irá trazer para o Rio Grande do Sul. Ranolfo também destacou o simbolismo da área cedida, que no final dos anos 90 estava destinada para a instalação de uma montadora de automóveis.

“Assinamos um protocolo de intenções com a empresa Aeromot em 29 de junho e, menos de 90 dias depois, já estamos fazendo a cessão de uso desta área, onde será instalado o centro tecnológico e onde serão produzidas aeronaves. Este é um dia histórico, em primeiro lugar pela inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico e social e pela geração de emprego e renda que esse projeto irá viabilizar. Serão cerca de 1,3 mil postos de trabalho criados. Além disso, com a concretização dessa iniciativa, estará superada uma frustração da sociedade gaúcha sobre este local, em Guaíba. Em vez de uma montadora de automóveis, teremos ali uma montadora de aviões”, disse Ranolfo.

 

52377151179 050e4e4502 k

Você pode Gostar de:

Empresa confirma 9 mortes em explosão de fábrica no Paraná

A empresa Enaex Brasil informou na noite desta terça-feira (12) que nove funcionários morreram durante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No Banner to display