Com a participação de mais de 500 pessoas e abrindo a programação do mês de Conscientização do Autismo, aconteceu na manhã deste domingo, dia 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a caminhada, na beira de Guaíba, realizada pela Prefeitura de Guaíba e a Associação Autista Guaibense.
O
foi definido pela Organização das Nações Unidas em 2007, e é comemorado no dia 2 de abril. É uma data importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade. Entender melhor esse transtorno é a chave para o fim do preconceito e da discriminação que cercam as pessoas com TEA, as quais apresentam apenas uma forma diferente de agir e encarar o mundo. Esse ano, o tema nacional da campanha é – Mais Informação, Menos Preconceito.

A Presidente da Associação Autista Guaibense, Thainá Moraes, falou sobre a importância desse: “ O abril azul é mês muito importante para a disseminação das informações sobre o autismo e diminuir o preconceito, que é o tema da campanha desse ano. Muito importante termos hoje aqui na caminhada, famílias, pais, amigos e pessoas que solidarizam com a causa, por conta da importância de mostrar a quantidade de pessoas que hoje em dia são diagnosticadas com autismo. Esse número tem cada crescido cada vez mais e, atualmente 1 em cada 33 crianças nasce com autismo”, explicou Thainá.
Mônica Lima, mãe do Luizinho, destacou que esse mês é muito importante para a divulgação do tema, assim diminuindo o preconceito e gerando mais inclusão.
A Vice-Prefeita Claudinha Jardim destacou a importância de ter uma associação sobre a causa em Guaíba, que completou um ano é muito importante. São pais, mães, avós, familiares, Prefeitura, Câmara de Vereadores e Ministério Público juntos de mãos dadas para o melhor de todos”, destacou Claudinha.
O Prefeito Marcelo Maranata agradeceu o engajamento de todas as secretarias, Câmara de Vereadores e à comunidade pela participação na caminhada. “A pessoa informada consegue participar, se envolver e se comprometer com a causa. Importante destacar também a presença o envolvimento do CDL e Sindilojas, envolvendo os empresários da cidade para que todos possam estar comprometidos com essa causa tão importante. O simbolismo de uma caminhada é passo a passo indo ao rumo de melhorias”, destacou o prefeito.
O prefeito também informou que a PL 021/2023 para a criação do Centro Educacional Integrado de Atendimento ao Autista de Guaíba já foi encaminhado para a Câmara de Vereadores.
Ao longo desse mês, diversas ações aconteceram para falar sobre a causa.