A partir desta segunda-feira (1°), os moradores da área urbana de Butiá começarão a receber a visita de recenseadores que coletarão as informações do Censo 2022. Esta ação ocorrerá simultaneamente em todos os municípios do país e é fundamental para atualizar as informações sobre as condições de vida da população. O trabalho zona rural está previsto para um segundo momento. Através das informações coletadas no Censo, municípios, estados e a união garantem, por exemplo, uma base de dados confiáveis e atualizados para a elaboração das políticas públicas.
O trabalho dos recenseadores seguirá um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de uma região. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida; não deve chegar a cinco minutos de duração. Essa conversa pode ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador no interior da residência. Todos os profissionais estarão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde registrará todos os dados coletadas. Em caso de dúvidas sobre a identificação do entrevistador, o morador poderá verificar informações via site respondendo. ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181.
Outras orientações também são importantes. Para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 podem ocorrer após às 18h e também aos sábados e domingos. O papel dos recenseadores é de apenas coletar as informações fornecidas pelos moradores: não há qualquer atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas sigilosas fornecidas pelo morador.
O Censo 2022 visitará 75 milhões de domicílios no Brasil e, neste ano, completa 150 anos de história no país. As informações geradas pelo Censo também contribuem, entre muitas áreas, para a realização de pesquisas no meio acadêmico e a definição de estratégias de impacto social e econômico da iniciativa privada. É muito importante esclarecer que as informações registradas no sistema pelo recenseador são sigilosas e criptografadas; nem mesmo o recenseador terá acesso a elas.
