Após estrear na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, e passar por outros grandes municípios do Rio Grande do Sul, a exposição itinerante A Fantástica Fábrica de Gaiteiros chega na Casa de Cultura de Butiá, para uma temporada, entre os dias 9 e 20 de agosto.
Por meio de um projeto de arte-educação multidisciplinar, a exposição mistura história e tecnologia, propondo uma imersão no universo da gaita. A música também está presente, ao vivo, com apresentações do projeto Fábrica de Gaiteiros, que tem sede na Barra do Ribeiro, onde são fabricadas as gaitas, e 18 unidades de ensino de música, sendo uma delas em Butiá.

Já na recepção, um quarteto de bonecos de madeira articulados recepcionam os visitantes, que encontram, na exposição, diferentes tipos de acordeon, um simulador de gaita, uma gaita com os botões em braile e muito mais.
Iniciativa do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, que através do projeto Fábrica de Gaiteiros desenvolve um trabalho social de educação musical e resgate cultural, o projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e patrocinadores.