Nesta quinta-feira (03/08), foi inaugurada a Casa de Cultura e Arte, um espaço dedicado a oferecer oficinas gratuitas para 250 estudantes de cinco escolas municipais. A cerimônia contou com a presença de autoridades e parceiros do projeto, marcando o início de uma jornada emocionante.
Na Casa de Cultura e Arte os alunos terão a oportunidade de se envolver em diversas atividades culturais, como Teatro, Música, Dança, Artes Visuais e Audiovisual. A iniciativa é patrocinada pela CMPC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaíba, através da Secretaria de Educação. A realização é da Associação São Francisco de Assis, a ONG Assis, e a produção é da Um Cultural.
As oficinas acontecerão no contraturno escolar, de agosto de 2023 a junho de 2024, e todos os alunos ganharão almoço, lanche e transporte. Tudo isso num local acolhedor, que vai proporcionar às crianças, estudantes de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, a oportunidade de verem a vida e se perceberem no mundo de uma maneira diferente, como destacou Vivian Henkel, Diretora da Um Cultural: ‘’Essa casa será um espaço de expressão, de liberdade criativa e de aprendizado mútuo. Estou ansiosa para ver como cada aluno irá se desenvolver ao longo das oficinas e testemunhar o poder transformador da arte em suas vidas. Agradeço de coração a todos que tornaram esse sonho realidade.’’
As atividades da Casa de Cultura e Arte ocorrerão de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, a partir do dia 7 de agosto. As oficinas de dança, teatro, música e audiovisual terão quatro turmas cada, com duas pela manhã e duas à tarde. As segundas e quartas serão dedicadas a dança e música, enquanto as terças e quintas serão de teatro e audiovisual. Já as sextas-feiras serão reservadas para as aulas de artes visuais, com atividades nos dois turnos.
Pela manhã, o projeto ocorrerá das 8h às 12h30 (haverá transporte para levar os alunos para suas escolas). No turno da tarde, os estudantes serão buscados em suas escolas às 12h, e as oficinas seguirão até às 16h30. Os deslocamentos do início da manhã e do fim da tarde ficarão a cargo das famílias. As Escolas Municipais participantes são: Anita Garibaldi, Breno Guimarães, Evaristo da Veiga, Darcy Berbigier e Itororó.
Ao término do projeto, teremos duas noites especiais de apresentações para a comunidade, com teatro, música, dança e exibições dos trabalhos dos alunos. A Mostra contará com ações de acessibilidade, como narração audiodescritiva, libras e rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Vale ressaltar que não haverá cobrança de ingresso.
“Esse projeto cultural é um presente para nossos jovens, oferecendo oportunidades únicas de desenvolvimento pessoal e criatividade, que deixarão marcas positivas para toda a vida. Essa iniciativa representa um investimento precioso em nosso futuro, capacitando nossos jovens com conhecimentos e experiências que irão enriquecer suas vidas e torná-los cidadãos mais completos, sensíveis e engajados com a comunidade. Com a colaboração de todos os envolvidos, estamos confiantes de que essa casa será um celeiro de talentos, contribuindo para construir um futuro mais brilhante e promissor para Guaíba’’, destacou o Prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.
Para mais informações sobre essa iniciativa enriquecedora, entre em contato pelo telefone/whats (51)99268-3844.


