segunda-feira ,22 setembro 2025
Home / Geral / Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba, Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) e a Universidade Federal de Pelotas firmam parceria

Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba, Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) e a Universidade Federal de Pelotas firmam parceria

Ainiciaram uma parceria para a realização de um inquérito epidemiológico de esporotricose em gatos na zona urbana do município.
No dia 28 de novembro, às 10h estiveram reunidos na Sala de Treinamento da Secretaria de Saúde, pesquisadores do IPVDF, veterinárias da Vigilância Ambiental em Saúde, Secretaria de Saúde, Coordenador da Vigilância em Saúde, Coordenador da Atenção Básica, Responsável Técnico da Enfermagem, Responsável Técnico dos Médicos e Supervisores de campo da Vigilância Ambiental.
A partir de dezembro, a equipe da Unidade de Controle de Zoonose estará realizando coletas laboratoriais de gatos suspeitos da zoonose esporotricose em diferentes bairros da cidade.
O objetivo é descobrir a expansão dessa doença no município, em algumas cidades ela já é epidemia e outras uma endemia. Essa ação é pioneira no RS, faremos parte de um trabalho de mestrado desses pesquisadores.
A esporotricose é uma micose da pele causada por fungo do Complexo Sporothrix, espécies schenckii e brasiliensis, de evolução subaguda ou crônica que afeta a pele e os gânglios próximos ao local da lesão. A doença pode ser transmitida ao homem pelo contato com várias espécies de animais silvestres e domésticos. Os gatos são considerados os mais suscetíveis, adoecem e podem morrer.
Nos animais, as lesões iniciam-se comumente nas patas, cabeça ou base da cauda, eventualmente na região da boca e dos olhos. São semelhantes a feridas devido a brigas, principalmente em gatos machos livres; o que confunde o proprietário do animal.
Iniciam-se como feridas crostosas e com pus que não cicatrizam e não respondem ao tratamento com antibióticos. Essas lesões se espalham por todo o corpo, devido ao hábito de higiene que os felinos têm de se lamber, o que agrava o quadro para a esporotricose generalizada. Os animais apresentam febre, falta de apetite e emagrecimento progressivo, e acabam falecendo.
Em caso de seu animal apresentar sintomas, consulte um veterinário, para maiores informações sobre os testes entre em contato com a Secretaria de Saúde: 51 3480-7010

Você pode Gostar de:

Empresa confirma 9 mortes em explosão de fábrica no Paraná

A empresa Enaex Brasil informou na noite desta terça-feira (12) que nove funcionários morreram durante …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

No Banner to display