A Prefeitura de Guaíba, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveu na terça-feira, dia 22 de novembro, o evento alusivo ao Mês da Consciência Negra a fim de discutir a importância do tema. A ação aconteceu no CRAS Zona Sul.
A programação contou com atividades culturais, contação de histórias, roda de conversa, exposição do material produzido pelos servidores do CRAS, e apresentação de dança afro.
Para além dessas atividades, durante a tarde o evento contou com uma participação especial do jornalista e escritor, Carlos Penna Rey e o escritor Rony Moreira com palestra e poesia sobre Racismo Estrutural. Também houve uma roda de conversa sobre A Infância Negra no Espelho, com a visitadora do PIM, Mylena Abreu.
A coordenadora do CRAS, Vanessa Fiorini afirma a importância de momento como este. “Precisamos debater o racismo e o protagonismo das negras e negros, que são a maior parte da nossa população brasileira e também do público atendido neste CRAS. Que cada vez mais possamos garantir direitos e combater o racismo estrutural que perdura até hoje em nossa sociedade. Esse combate se faz com diálogo e ações de prevenção permanentes.”
O encontro alcançou seu objetivo de refletir sobre as relações raciais e a valorização da cultura afro-brasileira, uma vez que a Política de Assistência Social trabalha cotidianamente com expressões do racismo que estão diretamente ligados às questões de acesso a direitos, violência e violação deles.
